1º DE MAIO

Dia Mundial do Trabalho


O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória aos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Fonte: www.brasilcultura.com.br

VIRADA CULTURAL 2009

ANJOS DOS BICHOS


Amigos,

Stuart, Vicky, Rope, Belinha, Max, Tadeu, Kika, Preta, Lupe e muitos outros estão esperando para encontrar um bom lar.
Como eles, existem centenas de animais precisando de um dono.
As Feiras de Adoção, acontecem aos sábados, das 10 às 17 horas, na Alameda Madeira, 363, no estacionamento do CompreBem em Alphaville.
No próximo sábado, dia 02/05, eles estarão esperando vocês.
O inverno está chegando e os pedidos de ajuda triplicaram. A ONG Anjos dos Bichos esta precisando muito de ração para cães e gatos, medicamentos, roupinhas, cobertores, caminhas, casinhas e jornal.
Se cada um fizer um pouco, muitos animais serão beneficiados.
Na próxima semana, de 6 a 9/05, os Anjos dos Bichos participarão do evento de moda CoolBazar, que acontecerá na Rua Groelândia, 1914, nos Jardins. Parte da renda será revertida para os animais protegidos. Ao participar do evento, você estará ajudando muitos peludos carentes.
Os Anjos dos Bichos estão cada vez mais empenhados em fazer a diferença na vida de muitos animais.

Adote esta idéia, adote um animal.

www.anjosdosbichos.com

DIA DA EDUCAÇÃO



28 de ABRIL - DIA DA EDUCAÇÃO

"...a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida".

Educação
É o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.

Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Atua em todos os níveis da educação, do ensino infantil ao superior. Pode lecionar disciplinas específicas nos cursos profissionalizantes, nas classes de alfabetização, de educação especial (para portadores de deficiência) ou para jovens e adultos (antigo supletivo). Pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, todos os professores, de qualquer nível de ensino, devem ter formação superior a partir de 2007. Para lecionar em faculdade, é preciso, ainda, ter pós-graduação.

Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.

Outra preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.

A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.

Como anda a educação no Brasil?

O IBGE realiza várias pesquisas que levantam dados sobre a educação no Brasil, sendo a maior delas o Censo Demográfico. O último censo foi em 2000 e trouxe informações sobre analfabetismo, anos de estudo, freqüência escolar e redes de ensino, com distribuição de acordo com idade, estados, regiões do Brasil e sexo, entre outros dados.

Outra pesquisa importante, realizada com amostras da população brasileira, é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que apresentou seus mais recentes resultados em 2003. Vamos aproveitar o Dia da Educação para sabermos mais sobre o assunto no Brasil?

Mais brasileiros sabendo ler e escrever
O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor para o exercício de suas tarefas. Ler e escrever, além de serem formas de se comunicar com o mundo, são atividades básicas para o desempenho de muitas outras funções.

Sob esse aspecto, a população brasileira vem conseguindo alguns avanços. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2004, que traz os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (PNAD), do IBGE, o crescimento contínuo da taxa de escolarização vem reduzindo o analfabetismo, elevando o nível de instrução da população em todo o país e diminuindo, gradativamente, as grandes diferenças entre as regiões.

A taxa de escolarização dos jovens de 15 a 17 anos, por exemplo, aumentou cerca de 33% nos últimos 10 anos e atingiu, em 2003, 82,4% desses jovens. Não houve grandes variações entre as taxas regionais e a taxa média nacional.

Sobe o nível de instrução da população, cai o analfabetismo
A crescente escolarização vem impulsionando a elevação do nível de instrução da população. Entre 1993 e 2003, o analfabetismo declinou em quase 30% no Brasil. Esse declínio foi mais intenso nas regiões Sul (34,7%), Centro-Oeste (32,1%) e Sudeste (31,3%), principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina (com reduções de 37,6% e 36,7%, (respectivamente), o Distrito Federal (-45,7%) e o Rio de Janeiro (-41%). O Nordeste apresentou um declínio de 27%.

São considerados analfabetos todos aqueles que possuem mais de 15 anos de idade e não sabem ler nem escrever. A diminuição das taxas de analfabetismo no Brasil deve-se ao maior acesso da população carente ao ensino fundamental e aos programas de alfabetização de adultos, como, por exemplo, o Alfabetização Solidária, onde o governo federal atua em parceria com universidades, empresas privadas, prefeituras e comunidades, e o Movimento de Educação de Base, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Meninos e meninas: quem estuda mais?
Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2004, o analfabetismo apresentou maior declínio entre as mulheres (31,7%) do que entre os homens (26,9%).

No grupo das pessoas com mais de 10 anos de idade, ocupadas, as mulheres têm em média um ano de estudo a mais do que os homens (média de anos de estudo iguais a 7,7 e 6,7, respectivamente).

Educação, formando o ser humano
Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, educação é: "processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social". O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.

Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras.

Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.

E lembre-se: a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

Quem está na escola vai à escola?
Agora vamos estudar mais detalhadamente a situação desses jovens que estão na escola. Há inúmeras razões que determinam o grau de freqüência à escola. A Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), realizada pelo IBGE, entre março de 1996 e março de 1997, nas regiões metropolitanas do Nordeste e do Sudeste, onde estão concentrados 70% da população, teve como um dos temas apurados a Educação, com destaque para o estudo da freqüência à escola.

Veja alguns dos resultados da pesquisa:

8% das crianças entre 7 e 14 anos, residentes nos domicílios pesquisados, não freqüentam a escola e grande parte alega como causas dessa situação dificuldades financeiras e desinteresse.

Entre as crianças de 7 a 9 anos, a renda aparece como o principal motivo (28%) pela não freqüência, seguida por razões ligadas ao sistema educacional (26%, sendo 11% a falta de vagas e 15% a ausência de escola próxima do domicílio) e por desinteresse (9%).

Já para a faixa de 10 a 14 anos, o desinteresse é o principal motivo (31%), seguido pela renda (25%). Os problemas relacionados ao sistema educacional respondem por 22%.

Na medida em que aumenta a renda familiar, cresce também a taxa de escolarização entre os membros da família.

O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura:

Educação Básica
Compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Educação Superior
Compreende o ensino superior e pós-graduação. Há também a educação profissional nos níveis básico, técnico de nível médio e tecnológico e a educação especial, para estudantes portadores de deficiência física ou mental.

Quanto maior o nível de instrução, maiores são as chances de encontrar trabalho. A conclusão é da Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), realizada pelo IBGE, entre março de 1996 e março de 1997, nas regiões metropolitanas do Nordeste e do Sudeste, onde estão concentradas 70% da população.

Os resultados da PPV mostraram que a taxa de ocupação para quem estuda durante 12 anos ou mais é de 77,62%, contra 44,5%, para os que têm de 1 a 3 anos de estudo.

O Brasil gasta, em média, 5,5% do Produto Interno Bruto - PIB em programas de educação, incluindo os gastos públicos e os investimentos privados. Esse valor é alto. Só para se ter idéia, os Estados Unidos destinam 5,3% de seu PIB com educação e a Inglaterra, 5,5%. O problema que o Brasil enfrenta é a distribuição desigual dos recursos nos diferentes níveis de ensino. Aos alunos de nível superior é destinada uma quantidade muito maior de recursos do que para os do ensino fundamental.

Fonte: www.velhosamigos.com.br

INFORMAÇÃO NO COMBATE A HIPERTENSÃO

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A HIPERTENSÃO

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão
26 de Abril


Lei Nº 10.439 - 30/04/2002

O que é a Hipertensão Arterial?
Hipertensão arterial ou pressão alta ocorre quando a pressão sistólica (pressão arterial quando o coração se contrai bombeando o sangue) em repouso é superior a 140 mm Hg ou quando a pressão diastólica (quando o coração relaxa entre duas batidas) em repouso é superior 90 mm Hg ou ambos.

A hipertensão, embora pouco conhecida, atinge uma média de 20% a 25% da população brasileira, sendo que esta estatística sobe para 50% nas faixas etárias mais avançadas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou-a como uma das 10 principais causas de morte no mundo. Além disso, a hipertensão é um fator agravante para as doenças cardiovasculares – a número um em causa de mortes no planeta.

Por ser um grave problema na idade adulta é que a prevenção deve começar desde a infância. Irritabilidade, ganho de peso e crescimento inadequados, cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.

Tipos de hipertensão
Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA): hipertensão primária e secundária. A HA primária caracteriza-se por não apresentar uma causa conhecida, enquanto na HA secundária já é possível identificar uma causa para a hipertensão, como por exemplo problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (feocromocitoma) e algumas doenças endocrinológicas.

Diagnóstico
O ideal é medir a pressão pelo menos a cada seis meses, ou com intervalo máximo de um ano. Assim é possível se diagnosticar a doença tão logo ela surja. A pressão considerada normal está abaixo de 13 por 8,5. A faixa de risco está entre 13 por 8,5 e 13,9 por 8,9. Hipertenso é todo indivíduo que tenha pressão igual ou acima de 14 por 9.

Prevenção
Como medida de prevenção, deve-se controlar os fatores de risco, como o excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, baixa ingestão de potássio e consumo excessivo de álcool e, em alguns casos, intolerância à glicose e diabete, tabagismo, estresse e menopausa.

A doença tem tratamento, mas não cura, o que acaba onerando, em muito, os gastos pessoais do doente e o investimento do serviço público de saúde.

Doença silenciosa, ela ocorre porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem e fazem com que a pressão do sangue se eleve. Essa elevação da pressão acaba causando danos à camada interna dos vasos, fazendo com que se tornem endurecidos e estreitados, podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper-se. Isso pode levar a problemas sérios, como Angina e Infarto,"derrame cerebral" ou AVC, e a paralisação dos rins.

Fonte: hcnet.usp

GAMISTAS DISCUTEM - ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA


A equipe do Game SuperAção Jovem de nossa escola, assistiu e debateu sobre os asuntos abordados nos videos abaixo que tratam do problema do Alcoolismo na Adolescência.
O tema deste ano para ser estudado é " Dependência Química".
A equipe entende que este seja um problema importante a ser debatido, estudado e que deva ser tratado com muito cuidado e responsabilidade.
Estamos assistindo vários filmes e debatendo textos e iremos convidar pessoas com muito conhecimento para palestras onde serão abordados as diversas faces desta doença social.
Participaram deste nosso encontro: Lucio, Alex, Evandro, Carlos e Wendele.
Nosso proximo encontro será no dia 03/05/2009 as 14:00 horas.




23 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DO LIVRO

Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente!

O dia-homenagem foi instituído pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura. É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.

A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.

O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de idéias. O sentido comunitário do livro deve ser visto como prioritário, principalmente na educação das crianças, futuros cidadãos. Como em toda construção, o livro é um alicerce importantíssimo a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.

"O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras. Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento"

Fonte: Unesco

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Para comemorar o nascimento de José Bento Monteiro Lobato (1882/1948) , um dos maiores autores de livros infantis que a literatura brasileira já conheceu, foi instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, pela Lei Nº 10.402. de 08 de janeiro de 2002.

Companheiro de cabeceira de muitas das melhores cabeças que conhecemos hoje, os livros são os grandes formadores da infância, contribuindo para a aprendizagem de modo divertido e encantador.

Monteiro Lobato acompanhou gerações de ávidos pequeno leitores, e nada melhor do que comemorar este dia perpetuando a tradição: leia muito e leia sempre!

Fonte: Sóleis

ALGUMAS OBRAS DE MONTERIO LOBATO

DEPOIMENTOS SOBRE MONTEIRO LOBATO

UM OUTRO MONTEIRO LOBATO

UMA LINDA MENSAGEM DE PÁSCOA

TODOS NÓS DO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA DESTA ESCOLA, DESEJAMOS A VOCÊS UMA FELIZ PÁSCOA!

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores

Ontem foi a conclusão da 1ª Turma do Curso de Montagem e Manutenção de Computadores de nossa escola sob a orientação do Educador Voluntário Ricardo.
O Ricardo criou um site que servirá como ferramenta de contato virtual para o aprimoramento entre os participantes do curso.
Para receber informações sobre o curso e realizar sua inscrição, o e-mail é:

infonegrelli@ig.com.br

Parabéns a todos e confiram as fotos:

Dia Mundial de Atividades Físicas

No dia 05/04/2009 tivemos um dia muito alegre e festivo em nossa escola.
Com o auxilio do Macarrão e do Henrique foi realizado o Encontro de Capoeira, conduzido pelo Flaubert o Tornêio de Tenis de Mesa foi um sucesso, o Torneio de Futsal foi realizado com a orientação do Gilberto e assistência do Flaubert e finalizando o dia, a palestra da Professora Mayara consciêntizou as pessoas quanto a importância de práticar regularmente atividade física.
Obrigado a todos que participaram e confiram as fotos.

DIA MUNDIAL DE ATIVIDADE FÍSICA


CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO


05/04/2009


10:00 - TORNEIO DE TÊNIS DE MESA
10:00 - ENCONTRO DE CAPOEIRA
13:00 - TORNEIO DE FUTSAL
15:30 - PALESTRA "ATIVIDADE FÍSICA E A QUALIDADE DE VIDA"
PALESTRANTE : PROFESSORA MAYARA TAVARES DE MORAES

DIA MUNDIAL DE ATIVIDADE FÍSICA


Celebrando o Agita Mundo 2009
Vizinhança Ativa constrói saúde


No dia 5 de Abril, domingo, a Rede Agita Mundo e o Programa Agita São Paulo celebram o Dia Mundial da Atividade Física com a tradicional Caminhada Agita Mundo, já na sua oitava edição. Conseguimos reunir em 2008 aproximadamente 20.000 pessoas que caminharam da Avenida Paulista até o Ibirapuera. Paralela a caminhada, aconteceram diversos eventos pelo mundo entre o dia 1 e 10 de abril para celebrar a data. Contabilizamos mais de 2.900 eventos em 20 países de 3 continentes, envolvendo  670.000 pessoas.

2ª CAMINHADA DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS DA REGIÃO OESTE

DIA MUNDIAL DE ATIVIDADE FÍSICA

A importância da atividade Física:

Estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem estar.

A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e auto-estima.

E o que é atividade física? Simplesmente o movimento do corpo que consome energia. Andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar a noite todos são bons exemplos de atividade física.

Para trazer benefícios à saúde, a atividade física precisa ser moderada ou vigorosa e ser realizada pelo menos durante 30 minutos por dia.

É uma forma importante na manutenção de uma boa qualidade cardiorrespiratória, no fortalecimento ósseo e muscular, bem como na perda ou manutenção do peso, pois através dela a pessoa pode queimar as calorias ingeridas numa refeição. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada, cada um respeitando os limites de seu corpo.

Abaixo alguns tipos de atividades (que devem ser realizadas pelo menos durante trinta minutos por dia):



Atividades aeróbicas - acelera a freqüência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de resistência e força - ajuda a construir e manter ossos e músculos, trabalhando-os para vencer a gravidade. Exemplos: carregar uma criança, levantar peso, e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade - melhora a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga e artes marciais

Benefícios da atividade física:

-Melhora da auto-estima e sentimento de bem-estar
-Aumento da energia
-Ajuda a construir e manter músculos
-Aumento da resistência e força muscular
-Melhora a flexibilidade e postura
-Auxílio no controle do peso
-Diminuição do risco de doença cardíaca, câncer do cólon, diabetes do tipo 2, derrame
-Ajuda a controlar a pressão sangüínea
-Reduz a depressão e ansiedade
-Melhora o humor

A atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. Estar ativo aumenta a quantidade de calorias queimadas.

Á medida que a pessoa envelhece, seu metabolismo fica mais lento, então para manter o equilíbrio energético é necessário movimentar- se mais e comer menos.

fonte: NIH - National Institute of Health